quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atestado de bons antecedentes

Olá gente. Muitas notícias boas nessas últimas semanas, né? Espero também poder compartilhar com vocês, em breve, a minha felicidade de ser aprovada. Como já comentei, minha entrevista é na Terça da próxima semana. Viajo para o Rio na Segunda e retorno na Quarta. Quanto a documentação, está quase tudo pronto. Ainda tenho mais um formulário para preencher (o DS 230) e quero autenticar o atestado emitido pela Polícia Federal. Sobre esse último, li posts e conversei com as meninas (Tacia e Moni) e elas me informaram (e tranquilizaram) que eles aceitam o formulário online. Mas eu fico com medo de no meu dia, eles mudarem de idéia. Eu não sou complexada ou obcecada em ter tudo perfeito, mas o caso é que já compramos a minha passagem para o dia 7 de Setembro e, acredito eu, que não daria tempo de ir ao Rio para outra entrevista. Se possível, vou tentar autenticar. Só para me sentir mais segura mesmo.

Então, entre os documentos requeridos para a entrevista do Visto K1, estão os atestados de bons antecedentes da Polícia Federal e o da Secretaria de Segurança Pública (Polícia Estadual). Os endereços são disponibilizados no próprio site que fala da documentação: http://brazil.usembassy.gov/interview/forms-for-fiancee-visas.html. Eu moro em Brasília, por isso as referências que eu farei tanto quanto a prazos como endereços, são das Polícias daqui.

Na Quinta passada, eu fui nas duas. Para quem nunca foi, a dica que eu dou de localização é que a Polícia Federal fica perto do Setor Hospitalar da Asa Sul. Para ser menos confusa, o Setor Hospital fica na 916/716 Sul,  entre à W3 Sul (516 Sul) e a LBV, que é um 'prédio' em formato de pirâmide, (lembrando que o cemitério fica ao lado da LBV). Não sei se consegui explicar, mas caso alguém precise de ajuda, pode me perguntar que eu serei mais específica. Voltando, chegando lá, eles solicitam uma cópia do RG e, para minha surpresa, descobri que eles pedem um prazo de até 15 dias para emitir o atestado. Como eu fui na Quinta, dia 11, e minha entrevista é dia 23 (mas eu viajo dia 22), a chance é grande de eu não ter o 'original'. Eu sabia que não era feito no momento em que solicitamos, mas acreditava que levaria por volta de uma semana. Lembrei que no 'Na Hora', localizado no subsolo da Rodoviária, tem uma divisão que emite alguns dos documentos dos quais a Polícia Federal é responsável (como se fosse uma 'mini Polícia Federal'), e emite, inclusive, o atestado de bons antecedentes. Não tinha certeza se seria exatamente igual, mas decidi arriscar. Chegando lá, fui atendida depois de uns 10/15 minutos e eles emitiram o atestado. Perguntei se era igual, a atendente, que era super simpática, me falou que é diferente. Que o que eles emitem lá é o mesmo que podemos emitir na internet. Lembrando que caso vocês usem o da internet, tem um processo de validação que é feito pelo site mesmo.. mas tem de ser feito! Isto foi a informação que ela me deu. Caso vocês emitam na internet ou no 'Na hora', tem como autenticar na Polícia Federal (a do final da Asa Sul). Leva o atestado lá, eles carimbam e um escrivão assina. Depois, é só ir em um Cartório específico na W3 Sul e reconhecer a firma do escrivão. Quando (e se) eu for essa semana lá, falo o endereço desse Cartório.

Agora, vamos falar da outra Polícia, no caso, a Civil. Na página http://brazil.usembassy.gov/interview/forms-for-immediate-relatives-and/or-employment-based-petitions/list-of-public-security-secretariats.html, consta o endereço em quem temos que ir para pegar o atestado. Esse endereço (perto do Palácio do Buriti), porém, está errado. Realmente, há um prédio da Polícia Civil lá, só que eles não emitem nenhum atestado. As informações corretas para termos o atestado, estão aqui: http://www.pcdf.df.gov.br/pgCorregedoria.aspx. Eles informam o que é preciso levar, onde está localizado e o prazo para a entrega que é de 3 dias. Só há uma coisa que não está certa: eles me informaram, por telefone, que atendem no período da tarde também. Eu fui às 15h e deu tudo certo. Por via das dúvidas, liguem no telefone do órgão que está no link e confirmem até que horário é possível ir. No dia, eu imprimi o 'requerimento de certidão' que eles disponibilizam e preenchi antes de chegar lá, mas quando eu cheguei, vi que eles tinham cópias disponíveis para preenchimento. Entra naquela questão, se tiver como, imprimam antes, porque ninguém merece fazer duas viagens para o mesmo lugar porque a 'impressora quebrou' ou 'não tem tinta'. rs Vai saber, né?

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, podem entrar em contato ;) Desculpa por usar tantos 'emitir' e derivativos e 'atestados' mil vezes. E meninas que não são daqui (e as que são também), depois eu posto algo mais interessante. ok?

Por hoje, é isso. Ah, mesmo sem ser de 'novidades', esse post conta, viu Van? rs

Beijo
 

10 comentários:

  1. haha Fe, conta sim. E não precisa se preocupar eles aceitam os atestados online, inclusive cheguei a mandar e-mail creio eu na época ou pesqueisei bastante pois tenho certeza que eles aceitam. Apenas levei os atestados online e deu tudo certo. Portanto não se preocupe em caso de levar os online.

    Beijos e já te mandei um e-mail Fe

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olha o que a pessoa cansada faz, mandei Beijos duas vezes rs, e escrevi pesquisei errado. Mas tu entendeu tudo direitnho Fe? Espero que sim!

    ResponderExcluir
  3. Vamos ficar na torcida para a sua entrevista e seu visto sair! Vai dá tudo certo,bjos!

    ResponderExcluir
  4. Ai meninas mesmo que eu queira levar o emitido online não vou poder,pois não to conseguindo pela net!:(
    A é o da DPF,coisa chata,ja tentei de tudo quanto é jeito :(
    Beijinhos Fê

    ResponderExcluir
  5. Van, acho que vou fazer que nem vocês. Eu queria autenticar, mas já estou ficando estressada... Estou com muitas coisas para fazer ao mesmo tempo :( Vou imprimir o da internet também, porque eu tirei no 'Na hora' e lembrei que o meu primeiro sobrenome, que é Melo, ficou assim: *M*. Acho que online sai o nome inteiro. E entendi tudinho sim, Van rs
    Vi o email sim e te respondi com outras dúvidas. Quando eu acho que já está tudo certo, leio os formulários e começo a achar que preenchi errado. Brigadão!
    Beijo

    Obrigada pela torcida Gi. Vai dar tudo certo sim (tomara!).
    Beijo

    Aline, eu tirei o meu no 'Na hora'. Eu vou emitir um online hoje a noite e te falo passo a passo. Ok? Fica tranquila que você vai conseguir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Fê, fica tranquila e faz então o que lhe tranquilizar, mas vai dar tudo certinho semana que vem, e estamos todas aqui na torcida.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Aline, também não estou conseguindo emitir o antecedente no site da Polícia Federal. Fornecem um número de Protocolo. No caso, você mora longe da Polícia Federal de São Paulo?
    Beijo

    Moni, obrigada querida. Estou tentando me tranquilizar, mas está difícil. rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. OLa Fe! Meu nome eh Thaise, minha entrevista esta marcada para segunda feira agora e tb soh tenho os atestados da Policia Federal e do Governo do Estado online. Deu tudo certo na sua entrevista? Obrigada, Thaise

    ResponderExcluir
  9. Desculpa Thaise não responder antes. Mas são esses dois atestados mesmo. Isso já é suficiente. No meu caso, só precisei do da Polícia Federal porque no caso do Distrito Federal, o moço da pré entrevista disse que os dois eram a mesma coisa. Tomara que tenha dado tudo certo hoje. Beijo

    ResponderExcluir
  10. OI E CHAMO ANDREIA SOU DE PE RECIFE E ESTOU NA LUTA COM ESTES ATESTADOS PARA ORGANIZAR A DOCUMENTAÇÃO PARA A ENTREVISTA ... SE PODER ME AJUDAR .. JSJSJS GOSTARIA DE TER O CONTATO DE VOCES PRA COMPARTILHAR ESSAS COISAS E TIRAR DUVIDAS BJSS

    ResponderExcluir