domingo, 19 de junho de 2011

"Uma única viagem pode mudar o curso de uma vida"

Essa frase é de uma campanha da Louis Vuitton, mas poderia ser usada por mim. Bem, vou 'começar do começo':

Em 2008, alguns dos meus amigos decidiram fazer o programa 'Work and Travel'. Na época, não encontrava sempre com eles, então soube da 'novidade' só quando eles já tinham participado da feira de recrutamento e escolhido o emprego e a cidade. Uma das minhas amigas me disse que eles iriam para Whitefish, Montana. Não é um estado muito conhecido, né? Eu não sabia muita coisa sobre, mas ela me falou como parecia ser um lugar legal pelo que eles pesquisaram. Eu, muito animada, fui falar com os meus pais sobre isso. Meus pais são meus tesouros, mas sempre foram muito protetores. Na verdade, mais meu pai do que minha mãe. Eu falei com eles um pouco no clima de 'se colar, colou' (rs). Queria ir, mas pelo que conhecia dos dois, não achava que eles deixariam eu passar quatro meses em outro país e tão longe deles. Para minha surpresa, meu pai me perguntou "Fernanda, você realmente quer ir?". É lógico que eu queria. Ele e minha mãe conversaram e me falaram que o fato dos meus amigos estarem indo, os tranquilizavam bastante. Eu os conheciam por dez anos e meus pais sabiam quem era cada um e conhecia seus pais.

Aí então, meu pai e eu começamos a ir na agência em que eles fecharam o negócio para ver a possibilidade de eu ir no mesmo programa e ficar na mesma cidade. Depois de muitas visitas, participei da feira de recrutamento e consegui uma vaga na mesma cidade que eles, mas com outro empregador e por isso, não poderia morar com eles. Ufa, dos males o menor! :)

Arrumei minha mala com a ajuda da minha irmã e comprei algumas roupas de frio (para o frio brasileiro). Fui informada que era uma região muito muito fria, mas não dá para imaginar o quão frio é até pegar 20 Graus negativo, né?

Embarcamos no dia 4 de Dezembro e lembro de muitos detalhes como se fossem recentes. Fomos de Brasília para o Aeroporto de Guarulhos. De lá para Washington DC. E pela demora para passar pela imigração, perdemos o vôo para Seattle. Ficamos dez horas no aeroporto esperando o próximo. Chegamos em Seattle e fomos para um Albergue (muito bom, por sinal). Conhecemos um pouco da cidade e pegamos um trem da Amtrak para Whitefish. São 13 horas de viagem, mas passou super rápido.

Cheguei em Whitefish e fiquei maravilhada com aquela cidadezinha tão aconchegante. Tudo era novidade! Passei a primeira noite no Hotel e, no dia seguinte, comecei a trabalhar. Trabalhava na Deli de um mercado com mais seis pessoas. No primeiro dia, perguntaram o meu nome. Eu falei 'Fernanda'. Mas eles não conseguiam repetir da forma correta por nada. Me perguntaram se tinha outra maneira de me chamar, e eu disse que os meus amigos me chamavam de Fê. Nesse momento, eu me tornei a 'Fay' (soa como 'Fei' com o 'i' bem fraquinho... quase a mesma coisa! rs). E até hoje, é assim que todo mundo me chama. Conheci pessoas ótimas e fui muito feliz, na maior parte do tempo. Ficava frustrada com pessoas rudes ou quando alguém não me entedia. Mas não mudaria nada... Foi a primeira vez que fiquei tanto tempo longe de casa e tive que ser a única responsável por mim. Meu primeiro emprego, a primeira vez que lavei roupa, a primeira vez que fiz compras sozinha... E foi ali que eu conheci o meu noivo.

Quando voltei, foi muito difícil. Fiquei muito feliz por ver minha família e meus amigos, mas senti que uma parte de mim ficou lá. É engraçado como tudo aquilo é tão intenso. Três meses e meio que é como se fossem uma vida. Lógico, não foi uma vida, mas como diz a frase do post, mudou o curso da minha.

                                                   
                                              O mercadinho onde eu trabalhava.


                        Quando eu cheguei em Whitefish.. Quase não tinha neve ainda!


                                         É disso que eu estava falando hahaha


                                            No Space Needle em Seattle.  


                                                                  Em Washington DC.


                                                 Em NY, com o George :)


É isso aí galera, depois eu falo da minha segunda viagem que fez com que algumas coisas se solidificassem, sobre o processo do Visto K1 e sobre todo o resto. E vocês, já tiveram alguma viagem que mudaram o curso das suas vidas?

Beijo

27 comentários:

  1. Fe,

    Que honrra primeira a postar aqui. Adorei o blog e em especial o post. Amei a fotinho em Seattle e para variar o tempo ruim hehe.

    Amei, amei. Tu sabe que o meu intercâmbio para os Eua também mudou a minha vida e a minha parada em Seattle Área fez com que eu conhecesse o amor da minha vida, que esta sentadinho do meu lado hehe.

    Ai Fe eu amei esta viagem, foi muito bom, cresci muito e ainda conheci muita gente especial e amigas para a vida toda.

    Ah para seguir geralmente tem nos blogs a opção se tu quer seguir o blog.

    Mal posso esperar para o segundo post hehe.

    Beijos,

    Van

    ResponderExcluir
  2. Fe,

    Já estou te seguindo amiga.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Van,
    Honra a minha receber seu comentário :) Demorou, mas o blog saiu rs
    Pois é, os quatro dias que fiquei em Seattle (um na ida e três na volta), o tempo não colaborou muito haha
    Que sorte a nossa de encontrar pessoas tão especiais mesmo longe de casa (e mais ainda, o amor). Logo, logo quero estar ao lado do meu também!
    E posso imaginar o amadurecimento que isso te trouxe. Se em três meses e meio já me senti diferente, imagino para vocês que ficam bem mais. Uma experiência muito positiva.
    Obrigada pela dica Van. Eu não sei como é essa coisa com Blog haha
    Agora, já estou te seguindo ;) Obrigada pelos elogios. Você, como sempre, uma gracinha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Ah, e muito obrigada por me seguir Van. Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi fê olha eu aqui,cuja eu né essas horas jajajaja 3:11 da madruga!Bom ja vou ir para lencoes...passando para retribuir a visitinha e dizer que eu ainda nao fiz a viagem que mudou minha vida,o que mudou a minha vida mesmo foi a viagem do meu noivo,ou seja ele veio ao Brasil jajajajaja...beijos ate a proxima...te seguindo tambem

    ResponderExcluir
  6. Oi moça! Vi que uma Fernanda começou a me seguir, acho q deve ser você! que linda sua história! é incrível como Deus faz coisas inesperadas, né?
    Eu nunca vivi isso, de uma viagem mudar minha vida, mas acho lindas histórias desse tipo, incluindo a sua. Mas, enfim, viajar e conhecer pessoas e lugares sempre nos mudam um pouquinho por dentro!

    ResponderExcluir
  7. Oi Feeeee,
    Tudo joinha? MENINA, ADOREI O SEU BLOG! O logout está muito bonito e a sua história (pelo que voce conto aqui) parece ter sido maravilhosa! Que experiência hein? Uma viagem realmente mudoua sua vida! E vai mudar muito mais ainda! Que você seje muito feliz nessa caminhada! Qualquer coisa estarei por aqui,
    Super beijo
    =**

    ResponderExcluir
  8. Olá Fê tudo bem?
    Estou te seguindo tbm!
    Vi seu post no blog da Tacia, adorei sei blog.. =)
    Ainda não tive coragem de fazer um para mim hehehehh
    Você comentou que seu NOA2 chegou rápido você tem noção do por que?
    Estou tbm no processo, estamos pra receber-lo tbm..Isso é bom saber que não vai demorar ou sim..mas abre um sorriso em mim e em outras noivinhas !

    Beijos Boa Semanaa!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline! Tarde mesmo, viu? rs Mas confesso que também tenho costume de ir dormir de madrugada haha
    Em breve, você fará uma viagem que mudará (ainda mais) sua vida ;) Tudo começou com a viagem dele e vai ter um final feliz com a sua para lá. Obrigada pela visita e por me seguir de volta. Beijo

    Cali, acho que sou a Fernanda que está te seguindo sim :)
    É verdade, eu imaginava que seria uma experiência muito boa, mas nunca pensei que impactaria em uma mudança tão grande na minha vida. Fico feliz que eu tenha vivido tudo isso. E tem uma propaganda da TAM que fala algo do tipo "você sempre volta diferente de uma viagem" e é justamente como você disse. Obrigada pela visita. Beijo

    Oi Jô, tudo jóia! Obrigada pelo elogio, ainda não sei muito bem como funciona essa coisa de Blog, mas estou tentando haha
    Com certeza, foi uma experiência incrível para mim! Mudou a minha vida de uma forma que eu não esperava, mas que foi muito positiva. Agradeço pela visita e pelo carinho. Qualquer coisa que você precisar e eu puder ajudar, é só me falar também. Beijo

    Olá Cintia, tudo bem? Obrigada por me seguir e pelo elogio!
    Eu demorei a fazer o blog também. Sempre lia o das meninas e achava super legal, mas não sabia se queria fazer (e como fazer) o meu. Aí parei para analisar e decidi que é bom, porque divide um pouco das nossas experiências com pessoas que passam pelo mesmo que a gente ou mesmo com aquelas que passam por experiências totalmente diferentes. E todas elas podem acrescentar coisas boas na nossa vida :)
    Eu não tenho noção porque o meu NOA2 chegou tão rápido. Como vi que o das meninas levou entre cinco e seis meses e meio, não esperava receber o meu antes de Agosto (porque recebemos o NOA1 na primeira semana de Março). Para a nossa felicidade, fomos surpreendidos. Torço para que vocês recebam o mais rápido possível também!
    E quando você começar a escrever, me avisa, ok? Vou querer conferir :) Boa sorte com todo processo e boa semana. Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi Fe, haha, popular, eu? Sao anos de blog Fe. Tem gente que me acompanha da epoca que eu fui au pair em 2004 e 2005. Mas esse blog jah nao existe mais, deletei por raiva de uns comentarios maldosos. Me arrependo demais de ter deletado. Pois eh, eu jah acompanho os blogs da Fer e a Rafa desde quando elas vieram pra ser au pairs.
    Tem mais um monte que sigo.
    Eu acabei de ler sua historia. Adorei, achei uma graca. Como voce, eu tambem tinha pais super protetores (tenho). E na epoca nunca pensei que eles fossem me deixar vir fazer um intercambio, no meu caso seria 1 ano inteiro (acabei ficando 2 depois quando o programa de au pair abriu a regra de deixar a pessoa renovar por mais 1 ano), e depois disso fiquei de vez. Sao mais de 7 anos agora. E foi a melhor coisa que fiz na minha vida. Voce ficou em Montana? Eu nunca fui mas conheco uma mulher (pela internet) que mora lah, soh nao lembro o nome da cidade agora. Depois te falo. Ela diz mesmo que lah neva bastante. Jah vi fotos e acho lindo. Eu amo neve, entao sou suspeita pra falar. Morei em Massachusetts quando fui au pair, depois no Arizona quando casei, e agora mudamos pro New Mexico. Nao gosto muito nao. Mas acredito ser temporario entao veremos.

    Passarei a te seguir viu. Adoro poder ler sobre as experiencias de outras meninas, as impressoes delas sobre o pais, sobre casamento com estrangeiro, com a vida no Estado e cidade em que moram... atraves do blog fiz muitas amizades, e inclusive jah conheci ao vivo muitas delas. Pode ficar a vontade pra seguir sim. Obrigada pela visita. Qualquer coisa, fique a vontade pra perguntar. Beijo Grande!! E boa sorte com tudo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê bem vinda a blogosfera!! Sua história é linda, achei incrível. Eu ainda não fiz a viagem que mudou a minha vida, mas espero em breve fazer. Fiquei surpresa e contente pelo seu NOA2 sair tão rápido, eu recebi o meu em maio, vamos ver quantos zilhões de anos vão demorar, mas acho que isso tem haver pro centro que se envia, uns são mais rápidos que outros. E pode me seguir sem problemas, será sempre bem vinda ao meu bloguito...rs. As fotinhos ficaram bem legais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. so retificando uma coisa, foi meu NOA1 que recebi em maio...rs...se fosse o NOA2 tava comemorando até agora...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Nani, acho que eu cheguei a ler você falando sobre ter deletado seu antigo blog em um dos seus posts. Gostaria de ter a oportunidade de lê-lo, mas já fico feliz de poder ler o atual que já é ótimo.
    É engraçado, mesmo sem nunca ter sido au pair, eu comecei a ler os blogs das meninas que são ou foram au pair antes de ler os blogs sobre K1 Visa. Eu também acho muito interessante acompanhar a percepção que cada um tem sobre essa experiência de viver fora. Que embora seja muito pessoal, têm várias coisas que eu leio e penso "Nossa, eu senti isso também" rs
    Que bom que nossos pais nos surpreendram e nos deixaram ir, né? Então, eu fiz o programa de 'Work and Travel' duas vezes e nas duas fiquei em Montana. O nome da cidade que eu fiquei é Whitefish, mas é super perto de Kalispell que, por ser uma cidade maior, é mais fácil de dar como referência. Mesmo nevando muito, é um lugar bem bonito!
    Ah, tomara que você mude rapidinho então. Quer voltar para Tucson, né?
    Já vi algumas fotos que você postou no seu blog com as meninas. Eu acho legal, porque acho que amizade com brasileiros, faz com que a gente se sinta um pouco em casa (eu me sentia assim). Talvez, a gente possa se conhecer algum dia :)
    Obrigada Nani pela visita e por ser tão gentil. E com certeza, vai ser muito útil ter minhas dúvidas solucionadas por alguém que mora aí tanto tempo. Depois te mando um questionário haha Beijo

    Oi Monique. Obrigada pelas boas vindas e pelos elogios. Eu amo relembrar tudo que aconteceu naquela época :) Estou na torcida para que seu NOA2 venha tão rápido quanto o meu e você faça a viagem que vai mudar a sua vida logo, logo. O meu centro foi o da Califórnia. Qual é o seu? Na época, eu achei que fosse demorar váários meses também. Nas minhas contas, eu iria só no meio de Outubro. Já estava triste! rs Aí quando eu menos esperava, recebi o NOA2. Muita felicidade!
    Tomara que aconteça o mesmo com você e com as meninas que enviaram o NOA1 recentemente.
    Muita boa sorte com o seu processo Moni (posso te chamar assim?). Beijo

    ResponderExcluir
  14. Seja muito bem-vinda!

    Claor que voce pode me seguir e eu vou seguir e colocar vc no meu blogroll tambem...
    Ainda nao li seu post vim aqui so da um Oi, mas prometo que quando voltar da minha viagem do brasil eu volto aqui e leio tudinho !!!!

    ResponderExcluir
  15. Fê, pode me chamar de Moni sim, não me importo. O meu foi pra Vermont, em geral Califórnia é mais rápido porque tem menos processo entrando. Eu dei uma olhada no site do USCIS e vi que no mês que dei entrada, que foi em maio, houve uma queda de processos dando entrada, bem eu fico na esperança que então o NOA2 saia mais rápido ou demore menos do que atualmente. Afinal esperança é a última que morre...rsrs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Fê!!
    Q legal o post. Olha, posso dizer que senti isso. Nas férias fiz uma viagem que foi simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA. Não tenho palavras para descrever o que senti, só posso dizer que ameiiiiii cada lugar que visitei. E que legal sua viagem, realmente uma experiência inesquecível. Uma pergunta...o visto K1 é para qual finalidade?
    Agradeço por me desejar sorte e por gostar do meu blog, fico bem feliz...e quanto a me seguir, não precisa nem perguntar...se gosta do blog, sinta-se a vontade para acompanhá-lo.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  17. OI Fê, que legal que você fez um blog também!! Adorei o seu post, adorei saber um pouco mais de você! Já vou adicionar seu blog na minha lista de favoritos.
    Beijinhos,
    Tacia

    ResponderExcluir
  18. Oi Fernanda!! Meu nome é Erica, eu nao tenho blog, mas to sempre lendo o das meninas!! A minha historia é muito parecida com a sua!! Também conheci o meu namorado no work and travel (de 2007 pra 2008) e tambem estou passando pelo K1! E tambem moro em brasilia!! Muita coincidencia!! Legal o seu blog, vou voltar sempre! Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi Thabata. Obrigada pelas boas vindas e por me seguir de volta. Sem problemas quanto a não ler o post... Imagino como deve estar sendo uma correria para você. A propósito, boa viagem e tomara que você consiga aproveitar um pouco da sua família e do Brasil. Beijo

    Então Moni, não sei o motivo, mas eu jurava que o da Califórnia era o que recebia mais casos. O da Tacia foi para o de Vermont :) Cruzar os dedos e esperar que o seu saia super rápido (sempre com esperança rs). Beijo

    Sabrina, eu acho maravilhoso fazer esse tipo de viagem. São tão marcantes que conseguem mudar muita coisa dentro da gente! Eu amo quando isso acontece :)
    Então, o visto K1 é para noiva que tem a intenção de, depois do visto aprovado, entrar em solo americano para casar.
    Obrigada e vou continuar acompanhando sim. Ah, e boa sorte com a questão do visto. Espero em breve ler suas aventuras nos EUA. Beijo

    Oi Tacia. Pois é, criei coragem e fiz o blog rs Obrigada pelo elogio e por me colocar na sua lista de favoritos. Assim como adoro ler o seu blog e o das meninas, que me divertem além de trazerem informações super úteis, espero fazer o mesmo por aqui :) Beijo

    Olá Erica. Tudo jóia? Eu fazia que nem você, não tinha blog, mas sempre olhava o delas. É muito interessante o que elas escrevem, além do que, tem muita informação sobre o processo (o que me deixa mais segura). Que coincidência! Muito parecido o que ocorreu com a gente :) Tomara que dê tudo certo para nós duas. Como está seu processo do K1? E obrigada pela visita. Se você precisar de ajuda em algo, me avisa. Ok? Beijo

    ResponderExcluir
  20. Oi Fê,
    Respondendo a sua pergunta no meu blog, passaram sim exames para fazer, foram 2 um de HIV e outro de Sífilis! Não precisei tomar nehuma vacina porque estava tudo em dia!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  21. Fê,

    eu tb fiz o Work and Travel de 4 meses.No meu caso meu namorado(hj esposo) já tinha ido para o Brasil em julho de 2008.Eu cheguei nos EUA em nov.2008 e em dezembro de 2008 ele me pediu em casamento,rs! em janeiro casamos e sim essa viagem mudou todo o curso mesmo da minha vida :)!

    Não me arrependo, sou muito feliz com o meu grings :)!

    Vou ficar na espera do próximo post!

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Ola Fe, retribuindo a visita! Bem vinda ao mundo bloguistico rsrs
    Que bacana a sua historia!
    Olha eu vim para o EUA por conta do meu trabalho,apos algum tempo aqui, conheci meu amor, e ai, joguei a ancora por aqui rsrs. Definitivamente, a viagem mudou toda a minha historia!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela informação Jô. Lembro que a Van tinha me falado que tinha exame de AIDS e Sífilis. Mas por algum motivo, achei que eles verificassem mais coisas. Beijo

    Que bom Gisley que você não precisou passar pelo processo do visto K1. Porque cansa de tanto esperar, viu? haha E é sempre muito legal saber de casos como o seu que deram super certo! Vou escrever o próximo em breve :) Obrigada pela visita. Beijo

    Obrigada pelas boas vindas Aline. Que ótimo que as coisas deram deram certo para você! E não tem jeito, quando a gente se apaixona fica difícil ficar longe depois, né? Ah, e sabia que você me deixa com vontade de conhecer Ann Arbor? rs Beijo

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pela torcida Fê!!
    Ufa, agora tô na dúvida quanto aos presentes, mas isso é o de menos, né?!
    Obrigada por explicar o que é o visto K1. Fiquei numa curiosidade aquele dia...rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Fe

    Att para gente a parte dois rs.


    Beijos e Bom Findi!!

    ResponderExcluir
  26. Van, eu estava com super preguiça por conta da faculdade. Esse final de semestre está sugando minhas energias haha
    Vou atualizar agora ;)
    Bom final de semana!
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. De nada Sabrina ;) É muito legal ver as coisas boas que os outros desejam se realizando. Presente é o de menos, mas acho difícil eles não gostaram. Quando eu fui da última vez, levei cremes e sabontes da Natura para a minha sogra, minha cunhada e a madrasta do meu noivo e elas amaram! :) Coisa diferente e de qualidade, eles acham super legal rs
    Beijo

    ResponderExcluir