domingo, 19 de junho de 2011

"Uma única viagem pode mudar o curso de uma vida"

Essa frase é de uma campanha da Louis Vuitton, mas poderia ser usada por mim. Bem, vou 'começar do começo':

Em 2008, alguns dos meus amigos decidiram fazer o programa 'Work and Travel'. Na época, não encontrava sempre com eles, então soube da 'novidade' só quando eles já tinham participado da feira de recrutamento e escolhido o emprego e a cidade. Uma das minhas amigas me disse que eles iriam para Whitefish, Montana. Não é um estado muito conhecido, né? Eu não sabia muita coisa sobre, mas ela me falou como parecia ser um lugar legal pelo que eles pesquisaram. Eu, muito animada, fui falar com os meus pais sobre isso. Meus pais são meus tesouros, mas sempre foram muito protetores. Na verdade, mais meu pai do que minha mãe. Eu falei com eles um pouco no clima de 'se colar, colou' (rs). Queria ir, mas pelo que conhecia dos dois, não achava que eles deixariam eu passar quatro meses em outro país e tão longe deles. Para minha surpresa, meu pai me perguntou "Fernanda, você realmente quer ir?". É lógico que eu queria. Ele e minha mãe conversaram e me falaram que o fato dos meus amigos estarem indo, os tranquilizavam bastante. Eu os conheciam por dez anos e meus pais sabiam quem era cada um e conhecia seus pais.

Aí então, meu pai e eu começamos a ir na agência em que eles fecharam o negócio para ver a possibilidade de eu ir no mesmo programa e ficar na mesma cidade. Depois de muitas visitas, participei da feira de recrutamento e consegui uma vaga na mesma cidade que eles, mas com outro empregador e por isso, não poderia morar com eles. Ufa, dos males o menor! :)

Arrumei minha mala com a ajuda da minha irmã e comprei algumas roupas de frio (para o frio brasileiro). Fui informada que era uma região muito muito fria, mas não dá para imaginar o quão frio é até pegar 20 Graus negativo, né?

Embarcamos no dia 4 de Dezembro e lembro de muitos detalhes como se fossem recentes. Fomos de Brasília para o Aeroporto de Guarulhos. De lá para Washington DC. E pela demora para passar pela imigração, perdemos o vôo para Seattle. Ficamos dez horas no aeroporto esperando o próximo. Chegamos em Seattle e fomos para um Albergue (muito bom, por sinal). Conhecemos um pouco da cidade e pegamos um trem da Amtrak para Whitefish. São 13 horas de viagem, mas passou super rápido.

Cheguei em Whitefish e fiquei maravilhada com aquela cidadezinha tão aconchegante. Tudo era novidade! Passei a primeira noite no Hotel e, no dia seguinte, comecei a trabalhar. Trabalhava na Deli de um mercado com mais seis pessoas. No primeiro dia, perguntaram o meu nome. Eu falei 'Fernanda'. Mas eles não conseguiam repetir da forma correta por nada. Me perguntaram se tinha outra maneira de me chamar, e eu disse que os meus amigos me chamavam de Fê. Nesse momento, eu me tornei a 'Fay' (soa como 'Fei' com o 'i' bem fraquinho... quase a mesma coisa! rs). E até hoje, é assim que todo mundo me chama. Conheci pessoas ótimas e fui muito feliz, na maior parte do tempo. Ficava frustrada com pessoas rudes ou quando alguém não me entedia. Mas não mudaria nada... Foi a primeira vez que fiquei tanto tempo longe de casa e tive que ser a única responsável por mim. Meu primeiro emprego, a primeira vez que lavei roupa, a primeira vez que fiz compras sozinha... E foi ali que eu conheci o meu noivo.

Quando voltei, foi muito difícil. Fiquei muito feliz por ver minha família e meus amigos, mas senti que uma parte de mim ficou lá. É engraçado como tudo aquilo é tão intenso. Três meses e meio que é como se fossem uma vida. Lógico, não foi uma vida, mas como diz a frase do post, mudou o curso da minha.

                                                   
                                              O mercadinho onde eu trabalhava.


                        Quando eu cheguei em Whitefish.. Quase não tinha neve ainda!


                                         É disso que eu estava falando hahaha


                                            No Space Needle em Seattle.  


                                                                  Em Washington DC.


                                                 Em NY, com o George :)


É isso aí galera, depois eu falo da minha segunda viagem que fez com que algumas coisas se solidificassem, sobre o processo do Visto K1 e sobre todo o resto. E vocês, já tiveram alguma viagem que mudaram o curso das suas vidas?

Beijo